Defendendo os direitos de Entre Rios

                                                                                                             

História Local

Entre Rios: do século XIX até metade do século XX, predominava o extrativismo das matas e o uso dos campos nativos para criação extensiva de gado até 1951, para depois serem implantadas a agricultura de alta tecnologia e agroindústrias sustentáveis.

  Ainda no século XIX, quando os tropeiros percorreram os caminhos para as Missões no Rio Grande do Sul, passando por Guarapuava e Palmas, a região centro-sul do terceiro planalto era o principal pólo econômico de todo o oeste paranaense. Com o tempo, de maior município do estado com 175.000 Km² (chegando até Foz do Iguaçu e parte de Santa Catarina), Guarapuava teve sua extensão territorial reduzida, mas ainda é o maior município do Paraná. No século XX , devido a inúmeros fatores como pouca densidade demográfica (é o maior “deserto” humano do estado) e poucos investimentos em indústrias e outras atividades; Guarapuava teve um desenvolvimento tímido comparado com o de outras cidades mais jovens e menores que se emanciparam. Com o distrito sede e 4 distritos rurais e industriais (Guairacá; Guará, Palmeirinha e Entre Rios), o município é o 9º mais populoso do Paraná e sua região conta com mais de 30 municípios, que necessita de mais apoio dos governos estadual e federal para se desenvolver.

   Em 1951 chegaram ao distrito de Entre Rios 500 famílias de origem eslavo-germânica, os Suábios do Danúbio. Em 59 anos de muito trabalho e investimentos em tecnologia de ponta, esse povo construiu um dos maiores pólos no setor do agronegócio a nível internacional, plantando cerca de 150.000 hectares e produzindo farinha de trigo, centeio, milho, rações animais, óleo degomado e farelo de soja e tem a maior maltaria da América Latina. Além da vocação agrícola, os suábios trouxeram consigo toda a experiência cooperativista da Europa e uma rica cultura, que inclui sua origem alemã e a integração com outras culturas por quase 250 anos nas planícies férteis do rio Danúbio localizadas entre Hungria, Romênia e Croácia. Atualmente é referência em produtividade e qualidade agroindustrial.   A colônia dos suábios do Danúbio, localizada no distrito de Entre Rios, de todas as comunidades suábias (também na Austrália, Estados Unidos, Canadá, Argentina,...), é a mais desenvolvida e a que melhor preserva sua cultura e arquitetura.

   O "Semeador" é o símbolo da colônia de Entre Rios (Suábios do Danúbio). 

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode